Antiga jardineira traz de volta velhos tempos dos transportes públicos em Pará de Minas

Obra de arte! Essa é a sensação que temos ao nos depararmos com o velho veículo de transporte coletivo, que começou sua vida nas empoeiradas estradas do interior do país, lá atrás, no início do século passado.

O primeiro ônibus que se tem notícia no Brasil era da marca francesa Panhard e chegou a Pernambuco no ano de 1900. As primeiras Jardineiras chegaram em 1919.

Eram montadas sobre caminhões onde a única parte original externa mantida no veículo era a frente, com o capô do motor, faróis e pára-choque. A parte traseira era totalmente de madeira.

Depois, vieram as carrocerias fabricadas em chapas. A partir de 1926 foram importadas as famosas jardineiras chamadas de “Yellow Coach”.

O primeiro ônibus genuinamente brasileiro só foi fabricado em 1941 pelos irmãos Grassi, com capacidade para 45 pessoas.

No bairro São Francisco, em Pará de Minas, é possível ver de perto uma jardineira fabricada no século passado e que está em perfeito estado de conservação, alheia à cruel e inevitável ação do tempo, como explica o seu proprietário Antônio Vicente.

Lembrando que quem quiser ver de perto a jardineira para até mesmo adquiri-la, pode ligar no telefone 99991-1297, falar com Antônio Vicente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *