Comércio busca superar neste Natal três anos de crise

A três semanas do Natal, shoppings esperam este ano que a melhor data do varejo finalmente retome sua força, depois de três anos de crise na economia brasileira e impacto nas vendas. A expectativa é de aumento de 5% a 7% em centros de compras, de acordo com a Associação de Lojistas de Shoppings Centers de Minas Gerais (AloShopping). Os estabelecimentos se desdobram para inovar e tentar atrair a atenção do consumidor.

Para fisgar o cliente, eles distribuem brindes, sorteiam carros de luxo e vale-compras. Com investimento milionário, a decoração natalina vem acompanhada também de atrações, como teatro infantil, coral, aula de culinária, brinquedos e, é claro, a tradicional espaço para fotos com o Papai Noel.

“Tivemos uma reversão da curva dos indicadores econômicos. Os juros estão mais baixos, percebemos que houve mais contratações de temporários. Os preços estão iguais ou até mais baratos em relação a três anos atrás. A expectativa agora é bem melhor”, afirma o superintendente da AloShopping, Alexandre Dolabella França. Ele atribui preços melhores ao fato de o empresário ter buscado gestão mais enxuta para sobreviver à crise.

Além da decoração caprichada, o sorteio de carros de luxo continua sendo o principal atrativo dos centros de compras. Os cupons para concorrer estão condicionados a consumo no shopping. Em alguns empreendimentos, o cliente leva ainda um brinde. No BH Shopping, quem gasta mais de R$ 500 recebe pingente de cristal Swarovski. No Diamond Mall, o presente é um kit de banho, com nécessaire, toalha, sabonete e álcool em gel. Já o Pátio Savassi aposta na beleza das mesas e dá um sousplat a cada R$ 500 em compras.

SUCESSO NAS REDES
 O Minas Shopping resolveu surfar na onda do sucesso do Authentic Games, canal no YouTube do mineiro Marco Túlio, que serviu de tema para o Natal. O sucesso foi tanto que na inauguração da decoração, mais de 3,5 mil pessoas foram conferir as atrações. “Só no primeiro dia, a loja do game bateu 40% das vendas. Estamos recebendo gente até de fora do estado”, afirma o gerente de marketing Christian Magalhães. A movimentação de clientes – que chegou a alcançar os 60 mil ao dia –, aliada à melhora da economia, aumenta a expectativa de venda. “Esperamos um Natal de 18% a 25% melhor em relação ao ano passado”, afirma Magalhães.

O gerente de marketing do Boulevard, Pedro Barbosa, também projeta um Natal próspero para o centro de compras, esperando o melhor desempenho dos últimos quatro anos. O termômetro para o otimismo é o resultado ao longo do ano. “Estamos percebendo um crescimento acumulado de 12% no ano”, afirma. A campanha de Natal tem a pegada da sustentabilidade, já que este ano foi inaugurada no centro de compras a BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina. Por causa disso, o shopping, que investiu R$ 1,2 milhão na campanha, vai sortear um carro híbrido, com um motor elétrico e outro a gasolina.

Fonte: Estado de Minas

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