Farmácia Básica Central da prefeitura de Pará de Minas inicia ações educativas

A Farmácia Básica Central da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro de Serviços Urbanos – CENSU (antiga rodoviária) iniciou neste mês um programa inédito de ações educativas em Pará de Minas. Agora, com frequência, os pacientes que se dirigem ao local para a retirada de medicamentos recebem informações sobre doenças e promoção da saúde.

A primeira edição do programa abordou a conjuntivite, cujo surto atingiu inúmeros pará-minenses recentemente. Durante a ação, foram explicados os sintomas da doença, suas formas de prevenção, contágio e tratamento.

Além disso, foi distribuída uma cartilha, com dicas simples que podem reduzir sua ocorrência, como nunca compartilhar itens pessoais como maquiagem, travesseiros, óculos e toalhas de mão e rosto; evitar esfregar ou tocar os olhos e lavar as mãos frequentemente, especialmente quando passar por lugares públicos ou com grande aglomeração de pessoas.

Segundo a farmacêutica Daniela Silva Ramos, Coordenadora da Farmácia Básica Central, os atendimentos em grupo são uma importante forma de educação em saúde. “Aproveitamos os momentos em que os pacientes estão aguardando o atendimento para fazer as palestras. Felizmente, não tem havido grandes filas na Farmácia Central. Por isso, mesmo quando há um grupo pequeno de pessoas, aproveitamos para realizar as ações educativas”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *