Governo confirma antecipação do pagamento da metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a antecipação da primeira parte do abono anual, conhecido como 13º salário, a partir do dia 25 deste mês de agosto.

O decreto que autoriza a antecipação do pagamento da gratificação natalina foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 de julho.

A expectativa é de que 29,4 milhões de benefícios vão receber a primeira parcela do abono anual que corresponde a 50% do valor do 13º e representa uma injeção extra na economia de pelo menos R$ 19,8 bilhões nos meses de agosto e setembro.

O economista Walter Goottchalg Duarte explica o que a antecipação do pagamento da metade do décimo terceiro salário pode impactar na economia de Pará de Minas e do Brasil.

O extrato mensal de pagamento estará disponível para consulta na página da Previdência Social www.previdencia.gov.br e nos terminais de autoatendimento da rede bancária juntamente com o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *