Número de pessoas desempregadas em Pará de Minas é preocupante

O reflexo dos soluços da economia brasileira no mercado de trabalho são treze milhões trezentos e vinte e seis mil (13.326) é o total de desempregados no trimestre que terminou em julho de 2017.

São as pessoas que querem trabalhar, procuram emprego, mas não conseguem uma vaga. Mais do que a população inteira da cidade de São Paulo.

Em um ano, quase um milhão e meio de pessoas entraram nesse grupo. Mas o resultado divulgado no final de janeiro deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE tem dados positivos também.

O gráfico mostra que a taxa de desemprego do Brasil desde o começo de 2016 vem caindo para valer. Desde o ponto mais alto, 13,7%, no primeiro trimestre, para os atuais 12,8%. Uma melhora que vem mais na quantidade do que na qualidade.

O crescimento é principalmente das pessoas que trabalham por conta própria ou na informalidade. Gente que conseguiu trabalho, mas está numa situação pior do que antes de ter sido demitida.

Em Pará de Minas os números do desemprego é também alarmante e diante de levantamentos feitos o secretário municipal de assistência e desenvolvimento social, Vilson Antônio dos Santos, confirma mais de 3 mil trabalhadores desempregados no município.

Vilson Antônio dos Santos ressalta a parceria firmada entre a secretaria municipal de assistência e desenvolvimento social e o Senai com objetivo de qualificar a mão de obra e diminuir o desemprego em Pará de Minas.

A falta de empregos em Pará de Minas está obrigando os jovens do município a colocar as malas nas costas e partir para outras cidades em busca de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *