Tudo pronto para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica em Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde já está com tudo pronto para a Campanha de Vacinação Antirrábica, que vai acontecer em Pará de Minas, das 8 às 16 horas, nos dias 12, próximo sábado na zona urbana, e 19 de agosto, nos distritos e povoados.

Cerca de 12 mil doses estarão à disposição dos proprietários de cães e gatos em mais de 60 pontos de vacinação, em Unidades Básicas de Saúde, escolas, praças e locais públicos, em todas as regiões do Município.

Aqueles que desejarem imunizar seus animais fora dos dois dias da campanha, podem se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, na Estrada dos Costas, próximo ao Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h30.

Segundo Wander da Silva Rodrigues, responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, inicialmente, a Secretaria de Estado de Saúde havia disponibilizado 7 mil doses da vacina antirrábica para Pará de Minas, mas para atender à demanda, a Prefeitura solicitou o envio de mais doses, no que foi atendida e não existe nenhum risco de faltar vacinas.

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida a partir da saliva de animais. Uma das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem) mais conhecidas, ela está praticamente erradicada.

A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas os mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina. A vacina é a única forma de prevenção da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *